Como uma rede CDN pode melhorar seu provedor?

Em um universo de conexões cada vez mais rápidas, ninguém gosta de esperar muito tempo até que o site desejado carregue por completo. A lentidão na entrega do conteúdo, pode ser específico em sites co

06/11/2018 às 10:00

Facebook Pinterest Twitter Whatsapp
CDN é abreviação de Content Delivery Network
CDN é abreviação de Content Delivery Network

O que é uma CDN?

    CDN, ou Content Delivery Network, é a tecnologia que replica uma página da internet em múltiplos servidores, fazendo com que o acesso ao conteúdo seja o mais rápido possível para o usuário onde quer que ele esteja. As cópias são atualizadas em tempo real, colaborando para um acesso mais rápido e efetivo ao site. O CDN é o responsável por deixar o acesso a grandes sites e redes sociais muito mais rápido. Sem a rede de distribuição de conteúdo, o acesso fica muito mais demorado, dando a entender que possa ser um erro de conexão ou de servidor. Grandes empresas, como Google, Facebook, Akamai (Apple), oferecem o serviço de CDN gratuitamente, desde que seja comprovado um número grande de acessos ao site na região.

Encurtando distâncias

Um problema gerado pelos servidores sem CDN é a distância: quanto mais longe de onde está hospedado o conteúdo, mais lento fica para acessá-lo. O que uma rede CDN faz é encurtar este caminho com um atalho. Neste caso, o atalho é um servidor próximo da região do usuário, que mantém uma cópia atualizada do site em tempo real. Assim, quanto mais perto de um servidor CDN, mais rápido o usuário navega pelo site.

Desafogando a rede

O que acontece quando muitas pessoas resolvem frequentar a mesma festa? Se você está dentro, o ambiente fica tão lotado que é difícil se mexer. Se você está fora, não consegue entrar. É o que acontece quando você tem todo o conteúdo do seu site em um único servidor, sem CDN: a navegação fica lenta e a chance da página sair do ar é grande. O que a CDN faz é, literalmente, ‘distribuir a festa’, criando mais pontos de acesso para os usuários, sem que o servidor principal sobrecarregue.

Agilizando vendas e negócios

Quem lida com e-commerce, sites de notícias ou produz conteúdo com grande volume de acesso tem a obrigação de contar com um servidor de hospedagem com CDN. Agilidade é sinônimo de eficiência no livre mercado que a internet proporciona. Os provedores que contam com uma rede CDN também recebem menos reclamações, já que os grandes sites com maior número de acesso serão carregados rapidamente. Como o CDN é oferecido gratuitamente pelas grandes empresas de internet, o único custo do provedor é com o custo de energia para a potencialização do serviço em suas máquinas.   Como o processo de implementação de uma rede CDN pode ser demorado, a Aprimorar conta com uma estrutura técnica capaz de agilizar este processo, facilitando e minimizando as questões burocráticas, acompanhado o recebimento, configurando e ativando o equipamento, deixando pronto para seu provedor colocá-lo em funcionamento.

Quer saber mais sobre como implementar o CDN, entre em contato conosco pelo email comercial@aprimorar.net.br.

Outras notícias